O primeiro Homem-Aranha live-action

 



O norte-americano Nicholas Hammond surgiu para o mundo do cinema vivendo Friedrich, um dos sete filhos do Capitão Von-Trapp, interpretado por Christopher Plummer, de A Noviça Rebelde (1965).

Mas talvez muitas pessoas não se lembrem: ele interpretou Peter Parker/Homem-Aranha em 13 episódios divididos em duas temporadas da série televisiva The Amazing Spider-Man, produzida pela rede CBS entre setembro de 1977 e julho de 1979. Cada história tinha uma hora de duração e os programas eram exibidos em dias e horários diferentes, como especiais.

O Incrível Hulk, a série clássica

Numa tática digna de Silvio Santos, os produtores decidiram juntar algumas tramas, que se dividiam em dois episódios, e transformá-las em longas-metragens, lançando-os nos cinemas de outros países, inclusive o Brasil.


Diferente do Batman de 1966, cuja série de TV teve um longa-metragem exclusivo para as telonas, com história inédita, novas locações, etc, nessa aqui os produtores reaproveitaram o material exibido na telinha mesmo.

Foram eles: Homem-Aranha – O Filme (piloto do seriado, disponível no YouTube), O Retorno do Homem-Aranha (o episódio duplo Areia Mortal) e O Desafio do Dragão (o episódio duplo, A Teia Chinesa). Este último pegava carona na febre dos filmes de artes-marciais desencadeada pelo sucesso de Bruce Lee.

A semelhança com os quadrinhos é mínima: o jornal Clarim Diário, o editor J.J. Jameson… Não há grandes vilões, as lutas são mal coreografadas e os efeitos visuais são precários – vítimas do baixo orçamento. A teia do herói lembra uma rede de pesca.


Apesar disso, muitos fãs guardam com carinho essa versão e os traços de Hammond serviriam de inspiração para a série animada do personagem nos anos 1990, sucesso de público e crítica. Até um álbum de figurinhas foi lançado pela Rio Gráfica Editora, a RGE, por aqui, no início dos anos 1980 e os filmes foram exibidos em tevê aberta.

Existe no Brasil uma edição em DVD reunindo três episódios chamada O Homem-Aranha, da Coleção Super-Heróis do Cinema, que lançou por aqui ainda o Capitão América e o Superman dos anos 40, o Hulk dos anos 70, e outros.




Postar um comentário

0 Comentários