Oscar 2024 | A hora de Christopher Nolan

 

Nolan e seu Globo de Ouro.


Oppenheimer, de Christopher Nolan, lidera a corrida ao Oscar 2024. Foram 13 indicações no total, incluindo filme, diretor, ator e atriz. Oppenheimer e Assassinos da Lua das Flores, do mestre Martin Scorsese, foram os meus dois favoritos de 2023. 

E, sinceramente, se os principais prêmios ficarem entre estas duas obras, ficarei feliz. 

Mas o que faz Oppenheimer favorito não é somente o número de indicações. Até porque, não raras vezes, vemos filmes que lideram o número de indicações e saem de mãos abanando da cerimônia. 

As premiações dos sindicatos são os principais termômetros do Oscar, ainda que nem sempre acertem. 

Mas Oppenheimer é favorito pois tem indicações em categorias cruciais: direção, e especialmente edição e roteiro adaptado. Dificilmente um filme leva a principal estatueta da noite sem levar uma dessas. 

Cillian Murphy, Robert Downey Jr. e Nolan. Favoritos. 

Nesse sentido, o principal adversário do longa de Christopher Nolan é Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos, com 11 indicações, incluindo filme, direção, edição e roteiro adaptado. 

Convenhamos, está mais do que da hora da Academia reconhecer o trabalho deste cineasta sensacional que é o Christopher Nolan. 

Ele que já devia ter sido indicado por Batman: O Cavaleiro das Trevas, tanto na direção, quanto pelo filme em si. 

À época, apenas cinco produções podiam concorrer à grande categoria do Oscar. Atualmente, até dez podem disputar o prêmio. E mesmo assim, a obra que rendeu um Oscar póstumo a Heath Ledger devia ter concorrido.


Oppenheimer tem tudo para garantir ao menos mais duas estatuetas em categorias de atuação: Cillian Murphy é o favorito para melhor ator e, Robert Downey Jr, para ator coadjuvante. 

O primeiro é extremamente talentoso, parceiro do diretor há praticamente vinte anos e pouco badalado. Nem redes sociais ele tem. 

O segundo viveu o auge, a decadência, deu a volta por cima e receber a estatueta não apenas seria merecido, mas uma celebração à sua trajetória intensa e fora da curva. 

#academyawards #oppenheimer

#oscars

#robertdowneyjr

Postar um comentário

0 Comentários