Primeira mulher a ganhar Grammy de canção do ano foi brasileira e derrotou os Beatles

 



Com informações da página Papo de Guia, de Juliana Moreira.

Garota de Ipanema, da lendária dupla Tom e Vinicius, ocupa a segunda posição entre as músicas mais executadas da história. Fica atrás apenas atrás de Yesterday, dos Beatles. Em 1965, no entanto, o quarteto britânico perdeu o Grammy para a suave e sofisticada voz de Astrud Gilberto.

A Bossa Nova, parte da mitologia brasileira, teve sua origem no encontro entre Tom e a batida do violão de João Gilberto. O estilo musical conquistaria o mundo. O fenômeno teve início em Chega de Saudade, de João Gilberto, em 1959, seguido pelo show no Carnegie Hall de 1962 e o lançamento de Garota de Ipanema, no mesmo ano.

Foi durante as gravações de 1959 que João se apaixonou à primeira vista por Astrud. Interrompendo os ensaios de O Pato, Ronaldo Bôscoli levou o amigo para o apartamento de Nara Leão, que apresentou sua melhor amiga: Astrud Weinert, uma baiana criada no Rio.


Casaram-se no mesmo ano, e logo nasceu o primogênito, Marcelo. Fluente em inglês e confiante enquanto cantora, Astrud foi escolhida para interpretar as versões em inglês de Garota de Ipanema e Corcovado no álbum Getz/Gilberto, lançado em 1963, com arranjos de Tom.

Na época em que a Bossamania e a Beatlemania dominavam o mundo, ambos os fenômenos colidiram no Grammy de 1965, que premiava os lançamentos de 1964. O Álbum do Ano e mais duas categorias foram para Getz/Gilberto, enquanto os Beatles ganharam em Artista Revelação. Concorrendo com Tom Jobim e Astrud, I Want To Hold Your Hand perdeu Gravação do Ano para The Girl From Ipanema.

Foi Astrud, acompanhada por Creed Taylor e Monica Getz, quem subiu ao palco para receber o prêmio, tornando-se a primeira mulher a vencer na categoria. No ano seguinte, ela foi indicada à Melhor Performance Feminina pelo álbum The Astrud Gilberto Album, mas perdeu para Barbra Streisand.


O legado de Astrud prova-se eterno, influenciando novas gerações. Em 2021, Billie Eilish a considerou uma de suas maiores inspirações.

Síndrome de Vira-lata 

"Síndrome de vira-lata" é o termo cunhado por Nelson Rodrigues sobre a sensação de inferioridade do povo brasileiro em relação ao estrangeiro. Algo que a seleção de 1958, campeã do mundo na Suécia, teria superado.  

A Bossa Nova é dos maiores fenômenos musicais do mundo, com a segunda música mais tocada no planeta, mas o Brasil parece não dar o devido valor. Em outros lugares não é assim: o ritmo, se conhecido e consagrado, é produto turístico cultural, presente em cada esquina. É assim com o tango na Argentina, o fado em Portugal, etc. Todos esses lugares estão repletos de turistas, inclusive brasileiros, deixando seu rico dinheirinho. Onde, no Brasil, encontramos casas de Bossa Nova?

Postar um comentário

0 Comentários