Paulo Miklos e Tamirys O’Hanna serão os homenageados do 9º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos

Tanirys O'Hanna e Paulo Miklos. 


9º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos, realizado pelo Instituto Cinezen Cultural, dos produtores culturais André e Paula Azenha, acontecerá de maneira presencial de 20 a 28 de junho de 2023 em espaços como Cine Roxy, Sesc Santos, Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra), Associação Projeto Tia Egle, UME Judoca Ricardo Sampaio (Caruara, área continental), Cine Arte Posto 4, Pracinha do Céu (Vila Progresso), Novotel, Cinemateca de Santos, UME Lourdes Ortis, Shopping Pátio Iporanga. Toda a programação é gratuita. O tema desta edição é “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!”, retirada do clássico samba Volta por Cima, de 1962, de Noite Ilustrada e cujos versos se encaixam no momento de reconstrução do país após anos de negação e desmonte das ciências, da cultura, da educação e da história do Brasil.

Homenagens e cerimônia de abertura

          Os atores Paulo Miklos e Tamirys O´hanna serão homenageados na abertura do festival, em 20 de junho, a partir das 20h, no Cine Roxy 5, cinema de rua com 89 anos de existência, e receberão respectivamente os troféus Luciano Quirino e Ondina Clais por suas trajetórias de contribuição ao cinema. Paulo é ator de diversos filmes elogiados pela crítica, como O Invasor (2001), Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos (2006), Estômago (2007), É Proibido Fumar (2009), Carrossel: O Filme (2015), Carrossel 2: O Sumiço de Maria Joaquina (2016).

Tamirys, nascida em Cubatão, na Baixada Santista, participou da formação Mulheres Negras – Projeto de mundo, uma residência artística voltada para 14 jovens da periferia de São Paulo, o curta A Felicidade Delas das temporadas 2, 3, 4 da série 3%, da Netflix, e está no elenco da 2ª temporada da série Segunda Chamada, da Rede Globo.

Paulo e Tamirys estão em O Homem Cordial, filme de abertura do Santos Film Fest, dirigido por Iberê Carvalho.

          A cerimônia também terá a entrega da principal outorga de Santos, a Medalha Brás Cubas, a Toninho Campos, proprietário do Cine Roxy e cujo histórico de décadas inclui uma série de ações em prol da cultura santista no cinema e na música, com a casa noturna Heavy Metal e lendários shows de rock nos clubes XV e Caiçara.

Coral Municipal de Santos.

          Já o Coral Municipal de Santos, com regência de Nailse Machado, regência adjunta de Fernando Pompeu, com 40 cantores e o pianista Bruno Felix, farão um concerto pocket celebrando o compositor italiano Ennio Morricone, e os 100 anos da Disney.

          Tudo isso dentro da sala.

Na parte externa, haverá tapete vermelho, distribuição de desenhos de cinema feitos pela equipe do Dym Art Studio e presenças de personagens de cinema que receberão o público para fotos, além da inauguração da exposição 25/50: de Regan a Josué, que visa celebrar dois clássicos do cinema que completam aniversários importantes em 2023. O Exorcista completa 50 anos e, Central do Brasil, 25 anos. O primeiro, dirigido por William Friedkin, em plena geração da Nova Hollywood, revolucionou os filmes de terror e influenciou a produção cinematográfica do gênero desde então.  O segundo, foi dos principais filmes da Retomada do Cinema Nacional nos anos 1990 e teve duas indicações ao Oscar: filme estrangeiro e melhor atriz, para Fernanda Montenegro. Dois filmes com crianças como protagonistas de temas completamente diferentes. Os artistas são convidados a produzirem cartazes que mesclem elementos destes dois clássicos do cinema.  A curadoria é de Márcia Okida.

Mostras competitivas, Humanidades e retrospectivas

As mostras competitivas são divididas entre: mostra de longas nacionais, mostra de curtas de ficção nacionais, mostra de curtas de documentários nacionais, mostra de curtas de animação nacionais, mostra regional de curtas-metragens, Mostra Humanidades e a Mostra de Terror.

As mostras nacionais de longas e curtas de ficção e documentário acontecerão no auditório do Sesc Santos, entre 21 e 25 de junho. Serão cerca de dez longas e dez curtas. A mostra de curtas de animação se espalhará pelas sessões infantis em Caruara, morros, Praças e escolas. Já a mostra de terror acontecerá na Cinemateca de Santos. O Cine Arte Posto 4 receberá a Mostra Humanidades, que incluir filmes brasileiros e estrangeiros, e a retrospectiva Paulo Miklos, além de exibições de O Exorcista e Central do Brasil, que celebram respectivamente 50 anos e 25 anos de seus lançamentos.

Palestras e bate-papos

          No dia 21 de junho acontecerá uma maratona de palestras e bate-papos no Novotel: painel com os homenageados Paulo Miklos e Tamirys O’Hanna, com os jurados do festival que falarão sobre tendências do cinema nacional, palestra sobre os 50 anos de O Exorcista com a Professora Doutora Laura Loguercio Cânepa (coordenadora do PPGCOM da Universidade Anhembi Morumbi), palestra sobre atuação com a atriz Ondina Clais, madrinha do festival e que possui mais de 30 anos de carreira.

          No domingo, 25 de junho, 11h, no Sesc Santos, acontece o painel O Momento da Crítica de Cinema no Mundo dos Streamings, com os críticos Roberto Sadovski (UOL) e Miguel Barbieri Jr (décadas como crítico da Veja São Paulo).

Sessões infantis e inclusivas

          Com o objetivo de promover o cinema como ferramenta de inclusão, educação e transformação, serão realizadas sessões de cinema azul, para PCD. PcD é a sigla para o termo ‘Pessoa com Deficiência’. Ela se refere a quem tenha impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que impeça sua participação na sociedade em situação de igualdade com outros indivíduos. A sessão de cinema azul tem características como som mais baixo, temperatura ambiente, espaçamento entre o público etc. Essas sessões são realizadas em parceria com o Grupo Inclusão Para Todos, no Cine Roxy.

          Já as exibições infantis, acontecerão em espaços como a Praça do BNH (em uma tenda, dias 23 e 24 de junho), Lagoa da Saudade no Morro da Nova Cintra (24 de junho), Vila Progresso (25 de junho), Escola Lourdes Ortiz (26 de junho), Associação Projeto Tia Egle (Dale Coutinho, na Zona Noroeste) e Escola Municipal Judoca Ricardo Sampaio (Caruara, área continental). Assim, o festival contempla todas as regiões de Santos: zonas leste, noroeste, morros e área continental.

Pré-estreias

          O festival se propõe a realizar pré-estreias exclusivas e estimular a produção de longas-metragens na região. Na segunda-feira, 26 de junho, 21h, no Cine Roxy, acontecerá a avant-première de Sociedade Armada – 400% da História. A Sociedade Armada é uma das mais importantes bandas de hardcore do Brasil, com uma trajetória de mais de 30 anos na cena punk e underground. O documentário foi realizado de forma independente, pelo Estúdio Chromakey, com direção de Eric Garcez e Rodiney Assunção (Que também dirigiu, os documentários Os Portais do Inferno Se Abrem: A História do VulcãoCalifórnia Brasileira e SEXCORE a História do Carnal Desire), como sempre, sem nenhum financiamento externo. “Acreditamos que este documentário será um importante registro histórico da cena punk e hardcore brasileira, além de ser um tributo merecido a uma das bandas mais importantes e influentes do país”, ressalta Rodiney.

O longa-metragem será precedido pela exibição do curta Teto, pão e memória. A memória é o lugar onde guardamos as nossas histórias, as nossas lutas, os nossos sonhos e até as nossas ilusões e desesperos. Teto é um abrigo, uma morada, um lugar para descansar a cabeça e o corpo das labutas diárias. O pão é o alimento para sustentar o corpo e a alma. Esses três elementos são básicos e fundamentais para o ser humano viver com dignidade.  O documentário Teto, pão e memória trata desses pontos por meio de histórias de vidas de pessoas que vivem em comunidades de “avanço” na Zona Noroeste de Santos. Para além, o documentário trata do direito à vida, traduzida em direito essenciais. O videodocumentário é resultado das Oficinas de Introdução à Linguagem Audiovisual desenvolvidas pelo Projeto Go Alemoa Go, em 2022, no bairro Vila Alemoa, em Santos.

Os diretores do festival André e Paula Azenha.

Feira de mídia física

Dentro da sua proposta de preservação da memória cinematográfica, o Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos recebe o Bazar da Sétima Arte, no domingo, 25 de junho, na área de convivência do Sesc Santos, das 10h às 17h.  O Bazar da Sétima Arte (b7arte) é uma feira de mídia física de filmes. Com edições realizadas com sucesso em São Paulo, o projeto realiza sua primeira edição no litoral. Busca valorizar e divulgar o formato físico (Vhs, dvd, blu-ray e 4k) de filmes, acreditando na cultura colecionista e de preservação do cinema. O evento ocorreu duas vezes no Cine Petra Belas Artes na região Central da capital de São Paulo, e desembarca agora no Sesc Santos em meio ao tradicional festival de cinema da região. Acontecerá o debate Porque colecionar filmes em mídia física em 2023? . Neste debate, William Tavares (Jornalista-ESPN) e Celso Menezes (Produtor Cultural/Escritor), dialogam a importância da mídia física em meio à era do streaming. Mediação de William Busa idealizador do b7arte.

Virada cinematográfica

          Como é tradição, acontecerá a Virada Cinematográfica na Cinemateca de Santos, na madrugada do dia 23 de junho para o dia 24 de junho, a partir das 23h30. Serão exibidos três longas nacionais de terror e, ao término, servido um café da manhã gratuitamente, cortesia da Padaria Nova Princesa.

Palestra e cerimônia de encerramento

          O encerramento do festival contará com palestra do crítico de cinema Waldemar Lopes sobre a importância do filme Central do Brasil, na Open House Idiomas, e o anúncio, no local, dos premiados desta edição. Além disso, quem for poderá conferir uma mostra permanente de pinturas que retratam grandes artistas e cenas da história do cinema, do próprio Waldemar, que é artista plástico com participação em dezenas de exposições no Brasil e no exterior.

Identidade visual

          A identidade visual desta edição foi feita pela designer gráfico Márcia Okida. O logotipo do festival é assinado por Audrey Duarte. Para a identidade visual deste ano Márcia se inspirou em Saul Bass, designer favorito de grandes diretores como Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock. “Ele foi responsável pela maioria dos cartazes do Hitchcock, como Psicose, e tantos outros. Cartazes e aberturas. Tem estilo minimalista, conceitual, geométrico”, detalha Okida. As cores reúnem elementos do Brasil, do sangue relativo aos filmes de terror da mostra, e as setas indicam movimento, pessoas que estão indo a algum lugar, como os personagens de Central do Brasil.

Histórico do festival

Realizado com sucesso em 2014 e 2015, ainda como Mostra Cine Brasil Cidadania, reunindo filmes de longa-metragem brasileiros contemporâneos inéditos na Baixada Santista, a partir de 2016, com a inclusão de produções estrangeiras e a necessidade de atender à demanda e aumentar a programação, passou a se chamar Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos.

Nestes anos, exibiu cerca de 580 filmes, nacionais e estrangeiros, promoveu mais de 130 atividades formativas gratuitas entre bate-papos, oficinas e masterclasses, além de exposições, lançamentos de livros e apresentações musicais com artistas regionais, envolvendo mais de 500 profissionais das mais diversas áreas culturais.

O Santos Film Fest vem ressaltando a importância da representatividade, com filmes e presenças de artistas negros, LGBTQIA+, mulheres. Com objetivos de ser uma vitrine para a produção audiovisual da Baixada Santista, colocar estes cineastas em contato com cineastas de outras cidades, estados e até países, fortalecer o intercâmbio cultural, preservar a memória cinematográfica, a formação de público para o cinema e a cultura como um todo, o caráter educativo e turístico da cultura, e o acesso público a bens culturais, o Santos Film Fest tem se caracterizado pelo caráter itinerante, levando sessões e atividades a áreas em situação de vulnerabilidade social de Santos, escolas públicas, bem como levando crianças de creches e escolas públicas ao Cine Roxy, e promovendo cinema azul, sessões voltadas a crianças PCD, em parceria com o grupo Inclusão Para Todos.

O SFF homenageou artistas como os atores Luciano Quirino (santista) e Ondina Clais, que passaram a batizar os troféus de homenagens do festival, as cineastas Eliane CaféAndrea Pasquini, Angela Zoé, Julia Katharine (primeira diretora trans a ter um filme no circuito comercial brasileiro), Adelia Sampaio (primeira cineasta negra brasileira a ter um filme no circuito comercial), Márcia Okida, designer gráfico responsável por criar o primeiro curso universitário a trabalhar o audiovisual em Santos, o crítico Rubens Ewald Filho, o ator Paulo Betti, os diretores Daniel RezendeSergio Rezende, Wagner de Assis e Rodrigo Aragão, além dos 15 anos do Instituto Querô. Realizou exposições sobre Sonia Braga, Julie Andrews, Rubens Ewald Filho (com o acervo pessoal do crítico), e voltadas à cultura pop. Em 2021 surgiu a Coleção Santos Film Fest, com livros no formato pocket registrando autobiografias de Adelia Sampaio, Ondina Clais, Rubens Ewald Filho, e as coletâneas de artigos Grandes Interpretações do Cinema Brasileiro, de Waldemar Lopes, e Grandes Curtas: Curtas-Metragens de Grandes Cineastas, de André Azenha. Todos estes livros estão disponíveis em versão e-book para download gratuito no site do festival.

Entre as pré-estreias e exibições hors-concours realizadas pelo evento, destacam-se a pré-estreia de Turma da Mônica Laços, ne abertura do festival em 2019, com presença de todo o elenco e do diretor Daniel Rezende, BenzinhoFerrugem (com presenças dos atores protagonistas), SP: Crônicas de Uma Cidade Real, com o diretor Elder Fraga e elenco, Linha de Frente Brasil, também de Elder, entre outros.

Entre os clássicos, exibiu Fellini Oito e Meio, em cópia restaurada 4K, Dona Flor e Seus Dois Maridos (celebrando 40 anos do lançamento de uma das maiores bilheterias do cinema nacional), Hair, etc.

Tem feito parcerias com consulados do Canadá, França (com a Cinemateca Francesa também), Suécia e distribuidoras como Paris Filmes, Vitrine Filmes, Imagem Filmes, Elo, etc. Nas duas últimas edições recebeu inscrições de filmes de países como Portugal, Colômbia, Costa Rica, Argentina, Uruguai, sendo o primeiro festival do litoral paulista e contar com mostra internacional.

Em todas as edições realizou uma Virada Cinematográfica na Cinemateca de Santos, geralmente de sexta para sábado, iniciando 23h30 e indo até a manhã do dia seguinte, exibindo três filmes em sequência e com café da manhã gratuito para quem fica até o fim.

Em 2018, estabeleceu parceria com cidades criativas da Unesco e teve como um dos temas os 17 objetivos sustentáveis da Agenda 2030 da ONU.

Em 2019, iniciou uma parceria com a Mauricio de Sousa Produções, com um Cantinho da Leitura reunindo mais de 1500 gibis que depois do festival foram doados para creches da região – parceria esta que tem se repetido em sessões natalinas e filantrópicas.

O SFF foi o primeiro festival é realizar e manter uma mostra competitiva de longas, no estado de São Paulo, fora da capital e o primeiro da Baixada Santista a tratar dos 17 objetivos sustentáveis da ONU.

Em 2020 e 2021 foram realizadas 3 edições virtuais, reunindo centenas de produções que foram vistas nos cinco continentes. A primeira de 2021, por sinal, foi voltada só a filmes dirigidos ou produzidos por mulheres, com mais de 70 produções.

Em 2022 o festival voltou ao presencial com sucesso, com sessões ao ar livre, na Praça do BNH, em creches, ONGs, escolas públicas, programação formativa, palestra online com o roteirista premiado Bráulio Mantovani, e diversas atrações.

Na parte formativa, de palestras, bate-papos, workshops, o festival contou com cineastas, atores e atrizes, produtores, professores, curadores, roteiristas, críticos de cinema e jornalistas como Adelia Sampaio, Sergio Rezende, Julia Rezende, Bráulio Mantovani, Paula Barreto, Ferrez, Ismail Xavier, Fabio Rodrigo, Lufe Steffen, Diego da Costa, Elder Fraga, Ondina Clais, Luciano Quirino, Luiz Carlos Merten, Rubens Ewald Filho, Rodrigo Aragão, Waldemar Lopes, Julia Katharine, Jamer Guterrez de Mello, Rogério Ferraraz, Tamiryz Ohana, Sílvio Tendler, Andrea Pasquini, Angela Zoé, Daniel Veiga, Jacque Cortez, Ivan13P, Rodrigo Rema, Wladimyr Cruz, Delson Matos Gomes, Camila Kater, Paola Becca (Stop Motion Our Fest), Barbara Cerro (BIT BANG Fest), Marcos Magalhães (Anima Mundi), Tammy Weiss, Márcia Okida, Lufe Steffen, Maristela Bizarro, Nágila Guimarães (WIFT Brasil), entre muitos outros.

Sobre os diretores:

André Azenha é crítico de cinema, pesquisador, escritor, produtor cultural, curador e jornalista com quase 20 anos de atuação. Doutorando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi, onde também concluiu o Mestrado. Editor do site Histórias do Cinema (e do canal homônimo do YouTube). Diretor do Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos. Coordenador do Instituto CineZen Cultural e da CineZen Edições Literárias. Autor de Filmes que Marcaram a Cultura Pop, Grandes Curtas: Curtas-Metragens de Grandes Cineastas, Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema! e Adelia Sampaio: O Segredo da Rosa (todos estes de 2021, pela CineZen Edições Literárias), A Era dos Boçais (de poemas, 2021), Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV (Amavisse, 2020), Histórias: Batman e Superman no Cinema (2016), Coletânea CineZen 2012, Costelas Felinas) e Poesia a Quatro Mãos (2008, de poemas) e Santos, Seus Bairros, Seus Cinemas (junto de Audrey Duarte, 2023). Realizou exposições sobre cinema e cultura geek, fóruns culturais e mais de 100 sessões de filmes seguidas de bate-papos em sua cidade-natal. Coordena o Instituto Cinezen Cultural e é diretor do CulturalMente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos, do Geek Comunidade Palafitacon, entre outros projetos.

Paula Cristina Cagnani Fernandes Azenha é gestora cultural com quase 10 anos de carreira. É Diretora de Produção do Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos, do do CulturalMente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos, ambos os eventos presentes no calendário da cidade paulista, do Geek Comunicade Palafitacon e da Mostra de Cinema Infantil de Cubatão. É Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Alfenas, de Minas Gerais. Foi assistente de produção do CineZen Natalino 2013, do projeto CineZen Clube, e diversas pré-estreias promovidas pelo Cine Roxy em Santos. Organizou exposições sobre Sonia Braga, Julie Andrews, Star Wars, Batman, Superman, hip hop santista, filmes infantis. Fotógrafa de diversos projetos e eventos culturais.  Possui graduação em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009). É Especialista em Gestão Ambiental pela Instituto Prominas – Faculdade Única (2021). Participou de intercâmbio cultural Universidade Federal de Santa Catarina com a Università degli Studi di Teamo (Italia). É coordenadora do Instituto Cinezen Cultural, que realiza diversos projetos de cultura, coordenadora editorial no selo CineZen Edições Literárias. Traduziu pesquisas de mestrado e doutorado para o exterior (do português para o italiano).  Foi a tradutora intérprete do artista italiano Claudio Castellini no Santos Criativa Festival Geek, de 2018.  Legendou entrevista a Prof. A. Meneghetti (2002) e o filme Dique –  Cidade Aberta (2021).

Vídeo com resumos das edições anteriores:

2016 – https://youtu.be/X62ku_fYHnY

2017 https://www.youtube.com/watch?v=gPcfpRonyMA&t=21s

2018 https://www.youtube.com/watch?v=AvaYb0BfzDU

2019 https://www.youtube.com/watch?v=Hx42YrBfEZE&t=24s

2020 https://www.youtube.com/watch?v=XCSVMfpJnGA&t=16s

2021 – 1 https://www.youtube.com/watch?v=Ba8AkVPKxao&t=6s

2021 – 2  https://www.youtube.com/watch?v=tKbtsZPU7J4&t=39s

Ebook com histórico do festival https://drive.google.com/file/d/1B5SSZaUfAatl9dJI7TRaG7EqzgHS091w/view?usp=sharing 

Postar um comentário

0 Comentários