Inscrições abertas para o 10º Santos Film Fest

 Festival de Cinema de Santos acontece de 18 e 26 de junho. Inscrições de curtas e longas de todo o Brasil podem ser feitas gratuitamente até 10 de abril. Evento também terá concurso de cartazes.

10º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos, realizado pelo Instituto Cinezen Cultural, dos produtores culturais André e Paula Azenha, está previsto para acontecer de maneira presencial de 18 a 26 de junho de 2024, sendo os curtas e longas da mostra nacional (ficção, documentário ou animação) e os filmes da mostra regional realizados presencialmente em Santos em locais a serem definidos. O tema desta edição é “10 anos de dedicação e amor ao cinema”. Esta edição é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, edital estadual de São Paulo, e emendas parlamentares de Santos.

Das inscrições

Para as mostras competitivas nacional de curtas e longas-metragens e regional de curtas podem se inscrever obras finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2023. Os filmes dessas mostras serão exibidos presencialmente. Já na Mostra Humanidades, de caráter educativo, não há exigência de data e os filmes serão exibidos presencialmente e de maneira virtual.

Na Mostra Nacional, os curtas são divididos em categorias de ficção, animação e documentário. Já para os longas-metragens a competição engloba todos os gêneros numa categoria só. Na mostra regional, também.

A inscrição é gratuita e pode ser feita até 10 de abril de 2024 pelo link https://santosfilmfest.wordpress.com/mostra-de-filmes-regulamento/.

Mostra de cartazes

Repetindo os dois últimos anos, o Santos Film Fest também abre inscrições gratuitas para uma mostra de cartazes  Cinema 10 x 10: 10 Filmes em 10 Anos de Dedicação e Amor ao Cinema, com curadoria da designer gráfica Marcia Okida. Os cartazes deverão conter elementos de 10 filmes que marcaram o festival. Para saber mais, basta acessar o link: https://santosfilmfest.wordpress.com/mostra-de-cartazes/.

Identidade visual

A identidade visual desta edição foi feita pela designer gráfico Márcia Okida. O logotipo do festival é assinado por Audrey Duarte.

Sobre o Santos Film Fest

“Santos… ganha agora um evento cinematográfico de grandes dimensões, o Santos Film Festival, de alcance nacional e internacional, que ocupará, ao longo de nove dias (desta terça-feira, 28 de agosto, até 5 de setembro), 15 cinemas e salas especiais”, escreveu a crítica de cinema Maria do Rosário Caetano na Revista de Cinema, no primeiro parágrafo sobre a terceira edição do Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos, em 2018.  À época, o festival ofereceria mais de 100 filmes – a primeira vez que uma programação tão ampla e diversificada neste segmento acontecia no litoral paulista.

Mais seis edições se passaram e o Santos Film Fest chega à décima edição com orgulho de sua trajetória. Oferecendo ao público um espelho intenso da produção audiovisual brasileira e valorizando os realizadores da região. A cada edição o festival cresceu: melhorou e aumentou a oferta de filmes, palestras, exposições e apresentações artísticas; ultrapassou limites e fronteiras na repercussão midiática; viu suas plateias aumentarem.

Em 2023, figurou entre os cinco finalistas do Prêmio Governador do Estado: uma premiação que não tem inscrição. A comissão avaliadora simplesmente observa o que há de importante, diferente e abraçado pelo povo no estado. Sem lobby, sem politicagem. Ser um dos indicados entre projetos que admiramos foi motivo de orgulho e reconhecimento a um trabalho árduo e de formiguinha. No mesmo ano, foi o único festival/mostra santista contemplado pela Lei Paulo Gustavo Estadual.

E tudo começou de maneira (quase) despretensiosa. O Santos Film Fest nasceu da ideia de seus produtores, moradores de Santos desde sempre. de proporcionar à cidade, que tinha certa tradição em cinema com a Cinelândia no século XX, com um grande número de cinemas de rua que depois foram fechados, e com a tradição do público frequentador destes cinemas, oferecer um festival que apresentasse curtas sim, mas também longas-metragens. Pois até então só existiam festivais de curtas-metragens no município.

Com o objetivo justamente de transformar Santos numa cidade de referência neste segmento, contribuir para o intercâmbio entre realizadores locais e de fora e, ao mesmo tempo, espalhar o cinema por diversos bairros, surgiu o festival.

Primeiramente, com outro nome – realizada com sucesso em 2014 e 2015, a Mostra Cine Brasil Cidadania reuniu filmes de longa-metragem brasileiros contemporâneos inéditos na Baixada Santista, no Sesc. A partir de 2016, com a inclusão de produções estrangeiras e a necessidade de atender à demanda e aumentar a programação, passou a se chamar Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos. Na primeira edição do SFF, não houve patrocínio, nem verbas públicas. Somente parcerias e, ao estilo “Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”, André Azenha tinha um sonho na cabeça e um banner que carregava pra lá e pra cá”.

Desde então o festival alcançou mais de 500 mil pessoas, mais de 1500 profissionais das artes, foi notícia nos principais órgãos de imprensa tradicional, tanto no meio mainstream quanto no independente, ganhou respeito e reconhecimento dos principais agentes do setor: cineastas, produtores, distribuidores, estúdios, redes de cinema, atores, plateias.

Saiba mais de nossa história e celebre conosco, pois sonhamos já com mais 10, 20, 30 edições.

www.santosfilmfest.com

www.facebook.com/santosfilmfest

www.instagram.com/santosfilmfest

www.youtube.com/santosfilmfest 

Postar um comentário

0 Comentários