Livro esmiúça histórias e influências culinárias de Santos



A gastronomia pode ser considerada um elemento cultural, já que cada cultura traz um código de hábitos alimentares diferentes, privilegiando alguns alimentos ou até proibindo outros. Tais características também podem diferenciar e distinguir um povo a partir de fatores sociais, geográficos, ambientais, econômicos e históricos.

A produtora cultural Paula Cristina Cagnani Fernandez Azenha, em Santos Tem Sabor de Quê?: Histórias e Tradições Culinárias da Cidade (Cinezen Edições Literárias, 2023), leva ao leitor um panorama da culinária santista, suas diferentes raízes e culturas, que fazem da cultura santista algo peculiar e ao mesmo tempo herdeira de vários povos e nações.

O livro, contemplado no nono Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes no Município de Santos – Facult, tem o objetivo de democratizar o acesso às informações deste histórico de tradições. Por isso, tem formato pocket, 10 cm de largura por 15 cm de altura, e valor simbólico (R$ 20 na noite de lançamento).

O lançamento será na segunda-feira, 3 de abril, 19h30, na Open House Idiomas, à Rua Clay Presgrave do Amaral, no Gonzaga, uma escola de idiomas que é reduto cultural de exposições e tem tradição em receber palestras. Haverá ainda welcome night coffee para os presentes.

Paula Azenha, mineira de nascimento, italiana de criação (morou na “Velha Bota” dos sete aos 17 anos e é professora de italiano), e que cursou a universidade em Florianópolis, Santa Catarina, teve contato com a mais variada gama de pratos, jeitos de encarar a culinária e a gastronomia, viveu culturas totalmente diferentes. Do torresmo e a cachaça de Minas Gerais à massa, ao vinho e ao cannoli do país europeu, passando pelos peixes e os drinques catarinenses. E chegou a Santos em 2012. Rapidamente se adequou à terra santense. Passou a amar o pão de cará, conheceu e degustou vários sabores santistas.

Virou produtora cultural, diretora de festivais de cinema (Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos, Mostra Cine Brasil Cidadania, Cine Geek HQ Santos), fóruns culturais (Culturalmente Santista). Eventos que passeiam por todas as linguagens artísticas. Mas jamais esqueceu, ao participar ou organizar projetos ligados às artes, de lembrar que a gastronomia deveria estar presente. Seus olhos brilham quando se refere ao tema. E a Culinária não é uma forma de arte? Afinal, certos pratos nos fazem transcender, nos levam a lugares inimagináveis e, da mesma maneira que ocorre com o cinema, acabam sendo “janelas para o mundo”.

“Este livro é a concretização em palavras de um amor de longa data. Sim, eu amo comer. Desde pequena. Nunca fui enjoada, sempre comi de tudo. Porém, mais do que alimentar o meu corpo, a comida alegra a minha alma e emociona o meu coração. Não tem nada mais agradável para mim do que experimentar um novo sabor, conhecer um novo café com o meu companheiro de vida André. Preparar um almoço em família ou um jantar entre amigos me deixa empolgada. A partilha do alimento sempre teve um significado especial para mim. Tem coisa melhor do que comer à mesa e ‘jogar conversa’ fora? Se não é uma característica intrínseca da minha personalidade, certamente ela foi reforçada pelos hábitos familiares”, explica a autora em texto introdutório do livro. “…para mim, comida é arte, é cultura, é prazer, é lembrança, é amor”.

No livro Paula trata das influências de diversas partes do mundo e dos povos originários brasileiros que resultaram em estabelecimentos e jeitos de encarar a culinária bem peculiares de Santos.

Itinerância e distribuição de livros:

          Além do lançamento, estão programadas palestras sobre o tema do livro na Associação Projeto Tia Egle, na Zona Noroeste, e na Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat. Além disso, serão entregues exemplares nas Secretarias Municipais de Educação (para distribuição em escolas públicas municipais) e de Cultura (para distribuição em bibliotecas públicas municipais). “Dessa maneira, cumprimos nosso ideal de democratizar o acesso às informações deste livro”, conclui a escritora.

Ficha técnica:
Livro Santos Tem Sabor de Quê?: Histórias e Tradições Culinárias da Cidade
Autora: Paula Cristina Cagnani Fernandes Azenha
Formato: 10cm de largura por 15cm de altura
150 páginas
Papel pólem soft 80g
Capa com orelha: papel supremo 250g
ISBN: 978-65-00-63165-4
Valor no lançamento: R$ 20.

Serviço:
Lançamento
Segunda, 3 de abril, 19h30
Open House Idiomas – Rua Clay Presgrave do Amaral, Gonzaga.
Evento com welcome night coffee.
Outras informações: https://santostemsabordeque.blogspot.com/

Contatos da autora: paccagnani@gmail.com e 13 997813771

Sobre a autora

Paula Cristina Cagnani Fernandes Azenha é gestora cultural com quase 10 anos de carreira. É Diretora de Produção do Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos, do do CulturalMente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos, ambos os eventos presentes no calendário da cidade paulista, do Geek Comunicade Palafitacon e da Mostra de Cinema Infantil de Cubatão. É Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Alfenas, de Minas Gerais. 

Foi assistente de produção do CineZen Natalino 2013, do projeto CineZen Clube, e diversas pré-estreias promovidas pelo Cine Roxy em Santos. Organizou exposições sobre Sonia Braga, Julie Andrews, Star Wars, Batman, Superman, hip hop santista, filmes infantis. Fotógrafa de diversos projetos e eventos culturais.  Possui graduação em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009). É Especialista em Gestão Ambiental pela Instituto Prominas – Faculdade Única (2021). Participou de intercâmbio cultural Universidade Federal de Santa Catarina com a Università degli Studi di Teamo (Italia). Professora de italiano em escolas e aulas particulares com 10 anos de vivência na Itália e 18 anos de experiência lecionando. 

É coordenadora do Instituto Cinezen Cultural, que realiza diversos projetos de cultura, coordenadora editorial no selo CineZen Edições Literárias, responsável pelos livros “Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema”, “Adelia Sampaio: O Segredo da Rosa”, autobiografias respectivamente do crítico de cinema e da primeira cineasta negra do Brasil, distribuídos gratuitamente pela Coleção Santos Film Fest, e de “Filmes que Marcaram a Cultura Pop – Volume 1”, entre vários outros. Traduziu pesquisas de mestrado e doutorado para o exterior (do português para o italiano).  Foi a tradutora intérprete do artista italiano Claudio Castellini no Santos Criativa Festival Geek, de 2018.  Legendou entrevista a Prof. A. Meneghetti (2002) e o filme Dique –  Cidade Aberta (2021).

Postar um comentário

0 Comentários