Help (1965) flagra a transição dos Beatles



Por André Azenha 

Help!, primeiro filme a cores dos Fab Four, foi rodado no rastro do estrondoso sucesso de Os Reis do Ie-Ie-Ie (A Hard Day`s Night, 1964). Reúne as gritarias de fãs, correrias e franjinhas coloridas dos Beatles.

Filmado em seis semanas de 1965 e dirigido novamente por Richard Lester, tomou o rumo de paródia roqueira de James Bond e custou o dobro do longa anterior, por ser colorido e ter locações “exóticas” (Bahamas e os alpes).

Na trama, os Beatles são perseguido por um culto, graças a um anel de Ringo. A historinha de ação ainda inspirou o “clima” da série de TV dos Monkees. Anos depois, os Beatles admitiram que filmaram chapados. Foi o começo do fim dos terninhos e a chegada de novos tempos. E essa transição acabou registrada nas imagens.

Paul McCartney, John Lennon, George Harrison, and The Beatles in Help! (1965)

O filme vendeu horrores de sua trilha, verdadeira coleção de hits, que reforça as transformações na mentalidade do grupo. A faixa-título apontava para o desgaste da pressão da Beatlemania que, em pouco tempo, levaria a banda a abandonar as turnês.

Mas talvez mais significativa tenha sido You’ve Got to Hide Your Love Away, em que Lennon, inspirado em Bob Dylan, coloca suas próprias emoções na música e pondera a situação amorosa de seu empresário homossexual Brian Epstein – houve quem apontasse um caso entre os dois.

A trilha também trouxe a canção mais regravada de todos os tempos, Yesterday, composta por Paul McCartney. George Harrison ainda aproveitou para homenagear sua então namorada Pattie Boyd com I Need YouAct Naturally e Dizzy Miss Lizzy foram os últimos covers a entrar num álbum do quarteto e Ticket to Ride foi considerada por John uma das primeiras canções do heavy metal, devido a batida forte e ao solo de guitarra.

Paul McCartney, John Lennon, George Harrison, Ringo Starr, and The Beatles in Help! (1965)

Após a estreia do filme, a banda fez o primeiro show da história num estádio (o Shea Stadium em Nova York), que bateu todos os recordes de público de eventos musicais da época. A trilha ficou 11 semanas em primeiro lugar.

Mais de uma década depois o diretor Richard Lester substituiria seu xará, Richard Donner, para concluir as filmagens de Superman 2 (1980), passando do ponto do humor na franquia do herói.

Help!
Inglaterra, 1965.
Direção: Richard Lester.
Com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Star.
90 minutos.

Paul McCartney, John Lennon, George Harrison, Ringo Starr, and The Beatles in Help! (1965)
Paul McCartney, John Lennon, George Harrison, Ringo Starr, and The Beatles in Help! (1965)

Comentários

Minha foto
Histórias do Cinema e da TV
Site do crítico de cinema, pesquisador, escritor, produtor cultural, curador e jornalista. Doutorando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi, onde também concluiu o Mestrado. Editor do site Histórias do Cinema (e do canal homônimo do YouTube). Diretor do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos. Coordenador do Instituto CineZen Cultural e da CineZen Edições Literárias. Autor de Filmes que Marcaram a Cultura Pop, Grandes Curtas: Curtas-Metragens de Grandes Cineastas, Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema! e Adelia Sampaio: O Segredo da Rosa (todos estes de 2021, pela CineZen Edições Literárias), A Era dos Boçais (de poemas, 2021), Batman: A Série Animada - Uma Revolução dos Heróis na TV (Amavisse, 2020), Histórias: Batman e Superman no Cinema (2016), Coletânea CineZen 2012, Costelas Felinas) e Poesia a Quatro Mãos (2008, de poemas). Realizou exposições sobre cinema e cultura geek, fóruns culturais e mais de 100 sessões de filmes seguidas de bate-papos em sua cidade-natal.

Marcadores

Mostrar mais